O que é a cultura organizacional?
A Cultura Organizacional é o conjunto de símbolos, crenças, práticas e hábitos compartilhados por colaboradores de uma mesma organização. Isso não surge de um dia para o outro, mas, sim, é desenvolvido ao longo do tempo.
Essa cultura é o que potencializa o crescimento da sua empresa, o que faz ela ser única naquele segmento onde está. Isso vai de comportamentos até cores da empresa, mobília da sede, entre outros.
Basicamente, é o “jeito de fazer as coisas”. Para utilizar a Cultura Organizacional em seu processo seletivo, é necessário ter pleno conhecimento do seu significado e funcionamento em uma empresa.
Como desenvolvê-la ou identificá-la?
Mapear a cultura já existente é um desafio encontrado por muitos profissionais de RH. A cultura vem desde o início e é criada pelos próprios idealizadores da empresa e seus colaboradores.
Sua identificação vem muito da convivência diária dos colaboradores e da observação de como essas relações se desenvolvem e, também, de como a liderança instrui o time. É importante ter esse foco para perceber as diretrizes que compõem um estabelecimento.
Lembramos que cultura é algo mutável, ou seja, muda com o tempo, à medida que os colaboradores mudam, os objetivos, enfim, à medida que a empresa cresce. Por isso, a cultura de uma empresa está sempre em construção e cada um faz parte disso.
Exemplos de cultura organizacional:
NETFLIX
Uma das principais plataformas de streaming do mundo, a Netflix começou como uma locadora de filmes. Desde o início, a empresa dissemina a liberdade em sua cultura. Um exemplo disso é a autonomia que é dada aos colaboradores.
AMBEV
A maior cervejaria do Brasil também tem uma cultura bem definida e disseminada entre os colaboradores. Os principais pilares da cultura envolvem sonhar alto e ousar nas decisões.
Como aplicá-la em seu processo de Recrutamento e Seleção?
É importante, já na descrição da vaga, ressaltar os principais pontos da Cultura Organizacional da sua empresa. Assim, o candidato já conseguirá ter uma noção dos valores e crenças cultivados na instituição e se ele é compatível com eles.
Antes de fazer uma contratação, é imprescindível saber se aquele candidato combina com a cultura da empresa. Por isso, o Fit Cultural é uma etapa que vem marcando presença cada vez mais nos processos seletivos.
O Fit Cultural é o momento de entender o match entre aquele candidato e a empresa: seus costumes, valores, hábitos e se eles vão de encontro aos da empresa.
Por isso ter uma cultura definida, disseminada e em manutenção constante é tão importante: não é viável montar um Fit Cultural sem conhecer a fundo a própria empresa e isso afeta diretamente na assertividade da contratação.
A Cultura Organizacional é uma parte que está intrinsecamente ligada a uma empresa. Ela existe, mesmo que não esteja mapeada e esse mapeamento deve ser feito, de forma a promover a disseminação e manutenção dos valores.
Isso deve ser feito desde o processo de recrutamento e seleção, de modo a inserir o candidato nas propostas do ambiente.